domingo, 12 de dezembro de 2010

O fim de mais um paradigma

O fim de mais um paradigma.
Sempre que os homens, os seres do conhecimento, se encontram firmem num paradigma a natureza trata-se de surpreendê-los; mostra que doutra forma também é possível. Ela é inesgotável. Quem logo se fecha a um conceito, logo terá que alterá-lo. Somos e seremos, refiro-me a todos os seres do conhecimento, alunos, ela, sempre, o mestre. Pois a natureza jamais mente!

Por algum tempo a vida tinha que ter alguns elementos fundamentais e insubstituíveis, a saber: carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, enxofre e fósforo. Porém, como parece não haver necessidade alguma na natureza, a vida pode ser concebida doutra forma. Pesquisadores da NASA (astrobiólogos) encontraram - uma nova forma de vida – no lago Mono, na Califórnia, EUA. Ao invés de fósforo a bactéria tem em seu DNA arsênio, um veneno para muitas outras formas de vida!

E daí, muitos podem dizer! Primeiro, e daí que, a vida animal na terra é plural, isto é, a vida é um pouco mais que do que a vida humana, por exemplo. Segundo, que somos apenas mais uma forma de vida. Terceiro e, talvez o mais importante, que a vida pode ser algo que vai além desse pequeno e pálido ponto azul que chamamos Terra. Por fim, que a natureza é sempre maior que qualquer conjetura demasiada humana! Ou como diz o Grande Heleno Cesarino, “esse grande mistério que é a vida!” (Se nenhum desses motivos te diz respeito, bem, seja, pois, niilista).

Depois que descobrimos que não estamos no centro do Cosmos e que somos descendentes dos animais, aliais, as duas maiores mudanças de paradigmas que já sofremos, a terceira, sem dúvida, seria a descoberta de vida fora da Terra. Possível é. "A química que produz a vida” diz Carl Sagan “é reproduzida facilmente por todo o cosmo. Parece improvável que sejamos os únicos seres inteligentes. É possível, mas improvável!". O cosmos é maior do que toda nossa imaginação permite concebê-lo!

O que mudaria, o quanto mudaria nossas vidas! Não estamos preparados, mesmo que queiramos conhecê-las. Elas, sem dúvida, nos surpreenderão!  Talvez seja diferente de tudo, de tudo que já vimos e de tudo que já imaginamos! Quais paradigmas serão aniquilados quando isso acontecer? Isto vai acontecer, cedo ou tarde, preparados ou não! Serão eles deuses!

Terão eles uma política, uma religião, uma ciência, uma matemática, uma curiosidade de outras vidas? Será que eles (seres doutros planetas) sabem aquilo que sabemos, isto é, será que nossa ciência é a mesma que a deles? E se eles tiverem uma religião monoteísta, na qual deus se fez um deles? Estariam eles corroborando o cristianismo, ou o islamismo, ou ainda, o judaísmo? O que terão eles a nos ensinar?!

 Rubens Sotero

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

E se...

 E se...


E se Deus não existir?
E se não existir vida após morte?

E se a teoria da evolução estiver correta?
E se existir vida fora da terra?

E se nós nunca tivéssemos existido?
E se não existir verdades?

E se o universo se extinguisse?
E se apenas a vida se extinguir?

E se não existisse guerras?
E se não existisse misérias?

E se não existir liberdade?
E se a paz não for possível?

E se...

Questione, mude. O conhecimento é fascinante... vale apena.

E se soubéssemos um pouco mais do que já sabemos?
 
 Rubens Sotero