quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cientificamente supersticioso


Cientificamente supersticioso

- Escuta, Incrédulo, vou provar-te cientificamente que não só temos um espírito, mas que a reencarnação é algo real. Vou ler um texto, escute-o com atenção. “na Inglaterra em 1908, um menino de pai e de mãe analfabetos e também analfabeto, era um excelente matemático: respondia qualquer questão de matemática em poucos segundos. Um professor assustado com o seu dom fez-lhe uma pergunta: qual é a décima sexta potencia do número oito? E o menino responde de forma categórica após poucos segundos: é igual a duzentos e oitenta e um trilhões, quatrocentos e sessenta e quatro bilhões, novecentos e sessenta e seis milhões, setecentas e dez mil, e seiscentas e dezesseis unidades. O professor riu consigo mesmo e pensou – ele não pode ter acertado – quando conferiu em sua calculadora descobriu que o garoto estava com a plena razão. O professor pergunta assustado ao menino – como você sabe? E o menino responde: eu me lembro, que não me lembrava que lembrava; agora que recordei, me lembro que sei!” Fica assim, pois, provado cientificamente que seu espírito já existia antes do seu corpo, pois tal memoria não pode ser genética, mas sim espiritual. O que tens a dizer agora, Incrédulo?

- fascinante história, Crédulo. Permite-me ler um que sempre trago comigo?

- pois não.

- “era uma vez um professor universitário físico-matemático que fazia várias conferencias ao redor do mundo e em todas elas ele fazia duas perguntas: quanto é cinco vezes cinco e qual equação descreve melhor a teoria das cordas? Todos respondiam a primeira facilmente, já a segunda, poucos. O professor que estava estudando reencarnação concluiu que: todos os espíritos de todos os alunos foram matemáticos antes, pois sabiam responder a primeira pergunta, porém tinham faltado as aulas sobre teoria das cordas.” E, como você bem falou, exatamente por não ter base genética é que se prova cientificamente tal memória; provar a existência do espírito com base que ele tem uma memória diferente da genética, mas que é acessível é algo puramente cientifico e logicamente coerente.

- como você prova que essa história que acaba de contar é verídica, Incrédulo?

- desculpa, mas diferentemente de você, não posso prová-la verdadeira. E isto torna minha argumentação frágil. Fui demasiado presunçoso ao crer que você ia deixar isso passar em branco. Afinal, você gosta de provas científicas!

- teu dizer estar carregado de ironia. Por isso, acho melhor ir, você não leva as coisas a sério.

- jamais que ia usar de ironia num assunto tão sério como esse. Crédulo já que guardasse o texto que há pouco lesse, me recorda qual é a décima sexta potencia do número oito, que lembrei que não lembro mais. Meu espírito tem uma péssima memória.

- espera que vou ler novamente.























Rubens Sotero

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Reflexo de um olhar

Reflexo de um olhar

Há quem veja mortes, sofrimento e
... Vazio...
Seus olhos são espelhos para vampiros.
É preciso um microscópio para revelar.
O que há de maior em suas entranhas.
 
O que és capaz de ver?

Há quem veja dinheiro, moda, deuses.
Ora, o que mais se poderia esperar deles?
Só se vê o que se é:
Eis o porquê de tantas mentiras!
A lucidez é-lhes seu maior delírio.

O que és capaz de ver?

Há quem veja montanhas, oceanos e aves
O horizonte é-lhes um abismo, é-lhes o limiar do fim!
Evitando ser engolido, foge... 
Foge como o rabo do cachorro foge de sua boca.
Quanto mais baixo se é, mais enfadonho é seu horizonte.

O que és capaz de ver?
 
Lua, planetas, sol, estrelas, via láctea...
De tanto se vê, já não são vistas!
Há mais galáxias que pessoas!
Há mais estrelas que grãos de areia!
Qual a fração que cabe em teu olhar?!

O que és capaz de ver?

Mistério: és o olho que contempla.
Exuberância: és todo o mistério!
Incógnita é a visão para quem enxerga.
Diz-me o que tu vê
Que te direi quem tu és!

O que és capaz de ver?


Rubens Sotero