O mistério da existência
Algo existe, a saber, o universo. Por quê? Poder-se-ia responder assim: porque é forçoso que exista! Ele simplesmente existe.
Tudo bem, ele existe, mas porque nós, vida, existimos? Podemos responder como a vida se deu, mas não para que se deu! E isto já é abissal: a vida, isto é, essa parte do universo, pode entender o que existia antes mesmo de existir além de explicar sua própria gênese!
Até onde se sabe este é o único planeta em que há vida. E esse planeta é um grão de areia comparado com tudo o mais que existe: - somos raros.
Existimos juntamente com o universo, isto é, com a única coisa que existe. Somos constituídos do mesmo elemento do universo. Tudo o que precisamos, nele encontramos. Sentido? O sentido se faz não se impõem. Difícil é criá-lo sem se iludir.
Vida é o universo buscando entender-se a si próprio. Essa tarefa é árdua e demasiada complexa daí é natural que respostas fantásticas dar-se-iam. Tudo bem, o importante é não tê-las como finais.
Como vivemos nossas vidas? Ignorando tudo isso ou encarando? Quem ignora não sabe o que é a si mesmo. Quem encara ou sucumbi ou se encanta e afirma a si mesma.
Rubens Sotero.