terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Aos ateus


Aos ateus

Não são poucos os motivos que levam os homens a abandonarem sua fé, sua superstição. Alguns ateus defendem sua descrença com alguns argumentos que só a primeira vista parecem razoáveis, mas que se for analisado com mais cuidado, ver-se-ão em tremendas dificuldades, terminando por se igualarem aos crédulos.

“Se deus é amor, então não pode existir o mal. No entanto, todos sabem que existem males por todo o mundo – terremotos, tsunamis, tempestades, doenças etc. logo, se deus existir ele tem que ser mau, porém como isto é contrário a sua natureza, deus não existe.”

“O mau não pode ser causado pela ausência de deus, pois ele é onipresente. Sendo assim, ou o mal existe porque deus é mau e onipresente, ou, então ele não é onipresente, mas um deus não pode não ser onipresente, nem bom, logo deus não existe.”

Limitemo-nos a esses argumentos, que parecem razoáveis. Tudo bem, deus não existe, o mau que foi relatado, no entanto continua presente. Ora, se deus não existe, a causa dos males tem que ser atribuída a algo, e o que resta é o próprio universo – afinal de contas, os deuses, tantos os bons quantos os maus, foram descartados – isso significa, porém que o universo não existe?

O universo é onipresente, mas não podemos dizer que ele é bom sem também nos contradizermos. Portanto, como fica o argumento acima? 


Rubens Sotero

6 comentários:

  1. Mas este argumentos não são nem de longe razoáveis. Aliás, não se precisa de argumento algum para não crer em Deus(es). A simples ausência de evidência torna o ateísmo plausível, isto é, é como se dissesse "na falta de evidências não posso acreditar em tais coisas." E, a não ser que considere isto um argumento, não se precisa nada a mais para ser ateu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto-me inclinado a concordar com vc, a final, também nao acredito em deuses. mas antes de ateu, sou honesto com as dúvidas que tenho.

      vc há de concordar que muitos usam-se desses argumentos para justificar sua descrença. O que eu quis mostrar é que, tão só, esses argumentos são fracos, pois como vc mesmo disse, nao se pode atribuir moral ao universo.
      Era exatamente essa a respostar que gostaria de ouvir. e essa resposta implica que deus nao passa de nossas "qualidades" exacerbadas.

      Excluir
  2. Ahh...já ia me esquecendo. Não dá pra atribuir moral ao Universo, né? É como dizer que um pedra é 'boa' ou 'má'.

    ResponderExcluir
  3. Compreendo. Mas penso que as pessoas que usam tais argumentos são somente pessoas que não pensaram realmente na questão (ou então querem trollar mesmo).
    Achei o blog e estou a seguir.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Caro Rubens, acredito que o problema a se resolver no seu argumento seja a extensão do termo "universo". Se por "universo" você entender "tudo o que existe na totalidade de toda a existência", então o universo é tudo o que existe. Se por universo estiver se referindo à "unidade de existência observável e física na qual vivemos", então o universo não é tudo o que existe (por sinal, é o ponto de vista russelliano). Acho que para defender a onipresença do universo é essencial resolver esse pequeno argumento.

    ResponderExcluir
  5. Felix,Universo: todo o que é matéria e/ou energia (E=M.C2). O universo como um todo é tudo aquilo análogo ao que observamos, nao deferindo em natureza, mas sim em forma.

    ResponderExcluir

Será um prazer saber o que vocês têm a dizer sobre os textos a cima... obrigado pela atenção. participem